quinta-feira, 22 de março de 2012

Estrutura Heurística, por Dra. Christine Jamieson.


Uma estrutura heurística é aquilo que orienta o sujeito cognoscente em direção ao conhecido desconhecido. Diversamente de um mapa que nos guia até um destino conhecido, uma estrutura heurística conduz a pessoa ao que é desconhecido. Nos termos de Lonergan, conduz o sujeito ao conhecido descohecido. Nós sabemos que ele é desconhecido. Nós sabemos que desejamos entender. Nós não possuímos um caminho direto que nos conduz ao entendimento. Nós temos a estrutura heurística. A estrutura heurística é o que nos torna capazes de criar uma estratégia que nos fornece insights no sentido do que é desconhecido.

Estrutura heurística é a nomeação do desconhecido cujo conhecimento nós antecipamos quando finalmente entendemos. Outra forma de afirmar istoé que uma heurística é uma questão orientadora que nos guia até insights. O que era implícito torna-se explícito, o que era desconhecido torna-se conhecido. Esta transformação no interior do sujeito, no interior do cognoscente, é possibilitada por meio da estrutura heurística.

A ligação entre a interrogação e o entendimento é a estrutura heurística. A estrutura heurística conecta-se de maneira intricada à antecipação do entendimento que a pessoa experimenta espontaneamente quando realiza uma busca. Assim, o movimento que acontece inteligentemente do questionamento ao insight é o que Lonergan denomina Heuristico. O movimento, ou a evolução, segue um caminho que não é designado. É um caminho que nos sinais mas não rotas precisas.

A estrutura heurística não é portadora de conteúdos. Os critérios de estruturas heurísticas satisfazem-se apenas e tão somente quando a forma que eles antecipam são preenchidas. O conhecimento completa essa forma demandada. A estrutura heurística é separada do conteúdo existente desse entendimento. Não possuindo substância, a estrutura heurística é uma orientação em direção ao desconhecido. Ela permite dar um nome ao desconhecido.

http://lonergan.concordia.ca/glossary/glossary_e-l.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário